O que é necessário para criar um Website?

Website

Esta é a primeira pergunta para quem começa a querer desenvolver o conceito de "Website". No entanto, para alguns, os nervos começam a surgir por não saberem por onde começar. 

Na verdade, criar um site não é "um bicho de sete cabeças". A primeira coisa a fazer é saber se você pretende criar um site ou um blogue.  Qual será a diferença?

Um site poderá designar-se o curriculum online de uma empresa (literalmente). Geralmente, os sites contêm informação acerca de uma empresa ou organização e o conteúdo é apresentado de maneira mais formal. 

Um blogue é um local na internet onde "entendedores" de uma determinada área partilham o seu conhecimento com o público. Além disso, é mais informal do que um site. 


Afinal pretendo criar, um blogue. O que é necessário?

Se o seu objetivo é partilhar o seu conhecimento com várias pessoas, recomendamos as seguintes cadeias de blogues (grátis):
-  Wix

Afinal pretendo criar, um site. O que é necessário?

Na verdade, criar um site não é nenhum bicho de sete cabeças. Hoje em dia existem imensas plataformas que permitem a criação de um site de um modo fácil e eficiente. 

Mas tudo depende do que se quer fazer concretamente. Geralmente, as plataformas de criação de sites como o Wordpress.org e Joomla disponibilizam templates pré-feitos, que permitem uma personalização um pouco limitada.

Quando precisamos de algo mais concreto, com elementos únicos e com certas características para representar uma empresa, convém saber as linguagens principais básicas de Web Development. Elas são o HTML, CSS, JavaScript e PHP e SQL. 

Geralmente, a maioria das plataformas de criação de sites, disponibiliza um editor do código correspondente a um determinado template e sabendo o mínimo de HTML (HyperText Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets) é possível adicionar ou modificar alguns elementos que não são apresentados de forma fácil para edição. 

No entanto, quando o projeto requer algo exclusivo  e único; a melhor opção é optar por desenvolver um site recorrendo às linguagens nomeadas mais em cima. 

Para isso é necessário:



1) Dominar o HTML, CSS e JavaScript assim como PHP e SQL;


O HTML,  CSS e JavaScript são linguagens front-end essenciais na criação de um Website. Já o PHP e SQL são linguagens back-end que visam a criação de scripts e gestão de base de dados.


2) Um editor de código;

Um editor de código é uma ferramenta indispensável para qualquer Web Developer. Sem ele, é impossível escrever o código de um projeto.

Existem várias escolhas como o Notepad++, Sublime, entre outros...



3) Uma hospedagem;




Depois de ter todo o código escrito e devidamente estruturado, o próximo passo é colocar o site online. Para isso, precisamos de recorrer a uma hospedagem para fazermos upload do nosso código e desta forma, torná-lo visível ao público.
Existem inúmeras opções. Entre elas está a Hostgator, Rede Host e Local Web.

3) Um domínio;

Por fim, é necessário adquirir um domínio. Sem ele, é impossível visualizar as páginas de um site. A maioria das hospedagens costumam oferecer planos com domínios próprios. Mas existem exceções.

Para a aquisição de um domínio, recomendamos a amen.pt.


* caso sinta que é incapaz de criar um site desta forma, recomendamos fazê-lo através de plataformas de criação de sites ou contratando um Web Developer.

Já decidiu se vai avançar com a criação do seu Website?












4 comentários:

  1. E como web editor online apenas para páginas estaticas? Algum bom?
    E uma hospedagem estável gratuita para sites estáticos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Tiago,
      Existem opções online muito boas apenas para páginas estáticas, que como deves saber, só permitem escrever em HTML, CSS e JavaScript (e derivados como angular.js, etc...). No entanto, apenas consegues fazer o front-end com essas opções.
      Sugiro-te que uses o Web Editor Online habemus.io
      É um excelente Web Editor com hospedagem extremamente estável e grátis. Para sites que não precisem de actualizações regulares, esta é mesmo a melhor alternativa. Mas por exemplo para sites com sistemas de vendas, é mesmo necessário o back-end ou a utilização de um CMS como o Wordpress.org e uma hospedagem paga.
      Mesmo considerando as alternativas pagas, caso não queiras usar back-end esta será sempre a melhor opção.
      Para além de tudo isto, esta hospedagem/Web Editor oferece-te um domínio também gratuito nesta estrutura: www.TEUSITE.habemus.website
      No entanto, podes sempre optar por comprar um domínio próprio e ligá-lo a esta hospedagem.
      Obrigado pela tua preferência! :)

      Eliminar
    2. Obrigado! Experimentei e está a satisfazer as necessidades.
      É de facto muito estável.
      Muito obrigado!

      Eliminar
    3. Obrigado por nos seguires, segue-nos no Facebook para ficares a par dos últimos posts!
      Obrigado pela escolha!

      Eliminar

Todos os direitos reservados.. Com tecnologia do Blogger.